terça-feira, 20 de setembro de 2011

Violência X Não Violência


A humanidade, nos últimos anos, está passando por problemas os quais podem ser classificados como culturais adquiridos por influencia da sociedade. Muitos pensam que brigar vale mais a pena que amar ou que a guerra é mais relevante do que a paz. Mas poucos são sábios o bastante para perceberem que uma boa ação leva a outra e a guerra não é a melhor solução para os problemas.
Anualmente há em nosso país a famosa “Campanha do Agasalho” que acumula roupas para serem doadas a milhares de pessoas no inverno. No final do ano que passou, ouvimos muito falar da operação especial realizada nas favelas do complexo do alemão, no Rio de Janeiro, que matou milhares de militares e pessoas. Mesmo as guerras bem intencionadas não seriam bem-vindas à sociedade, mas, pelo visto, é a mais aplaudida do que altos números de famílias que não passam mais frio.
O homem dá a entender que usa inteligência de forma errada para conseguir seus objetivos. Se o que queremos é paz, não é preciso guerrilhar para tê-la. Se o que queremos é amar alguém, não precisamos passar por cima de todos para tê-lo. Há várias maneiras de superar os problemas de uma forma boa, só é necessário pensar antes de agir.
Há uma frase dita por Mahatma Gandhi que descreve muito bem essas realidades: “A força gerada pela não-violência é infinitamente maios do que a força de todas as armas inventadas pela engenhosidade do homem”. A sociedade nos influencia, mas não significa que devemos aceitar e seguir o que nós é proporcionados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário